RSS

Como a SEGA salvou o PlayStation

Difícil de acreditar, mas de volta no início de 1990, os executivos da Sony debateram os méritos de tecnologia gráfica 3D contra um mais tradicional rota sprite-based. Uma das questões foi, evidentemente, o custo. O outro era um sentimento de confusão sobre o que poderia alcançar 3D e como ela poderia ser recebida pelo público gamer.

Acontece que, o debate foi um longo caminho de ser resolvido, até que a equipe Sony viu um jogo de arcade do seu console-biz rival SEGA. O jogo era Virtua Fighter. A partir desse momento, o 3D sempre seguiu para ganhar.



O ex-presidente da Sony Computer Entertainment, Shigeo Maruyama, recorda os primeiros dias de desenvolvimento do PlayStation. Como um executivo de música, ele percebeu que tinha muito a aprender. "Pessoalmente, eu não tinha idéia das especificidades sobre o que poderia fazer nos jogos de PlayStation. Eu estava dando palestras sobre isso sem saber muito sobre do assunto", disse ele. "Uma vez que Virtua Fighter foi lançado, a direção da PlayStation tornou-se imediatamente claro. Com grande momento, a Sega salvou nossas peles."

Maruyama estava falando em um evento em Tóquio, convidado para dizer sobre o futuro do entretenimento (relatado no Japão para a 4Gamer.net). Ele apareceu em um painel celebrando a origem do PlayStation e sucesso posterior. Olhando para trás, ele e uns companheiros de equipe se lembraram do momento próximo, quando todo o sucesso poderia ter sido perdido.

O Produtor da Sony Computer Entertainment Ryoji Akagawa, que passou a trabalhar em "Arc the Lad" e "Shadow of the Colossus" lembra, "E se fizermos o PlayStation usando hardware 2D? Tal idéia foi seriamente considerada. Se não fosse por Virtua Fighter, o PlayStation provavelmente teria um conceito de hardware completamente diferente."

No início de 1990 a Sony estava procurando um caminho para o mercado de jogos em expansão. Após um flerte infeliz com a Nintendo, a empresa decidiu seguir sozinha. Mas, embora a marca Sony foi associado com a excelência tecnológica, a empresa não tinha a experiência de jogo específico de jogadores estabelecida pela Nintendo e SEGA, que havia sido líderes de console-dominantes desde meados dos anos 1980.

Incrivelmente, o debate da Sony foi para iterar os estilos 2D tradicionais, ou para enfrentar uma nova maneira de jogo com polígonos 3D.

Em 1993, Yu Suzuki e AM2 lançaram para os arcades Virtua Fighter, uma adição impressionante para o gênero de luta popular, e geralmente considerado o primeiro verdadeiro jogo de luta 3D. A pessoa mais feliz com o rumo dos acontecimentos foi Ken Kutaragi, muitas vezes referido como o "pai do PlayStation", mas, no momento, até os joelhos na política corporativa, tentando obter o design de hardware que ele queria. O graficamente impressionante Virtua Fighter e seu sucesso nos arcades, deu-lhe todos os argumentos de que precisava.

Mesmo assim, em vez de ser o seu salvador, Virtua Fighter poderia ter causado a queda PlayStation. Foi um título de lançamento para Sega Saturn, que chegou na primavera de 1995 nos EUA, correu para o mercado pela SEGA em uma tentativa de enganar o lançamento do PlayStation. No entanto, a porta do Saturno era a falha e forçou a SEGA para enviar uma re-edição (Virtua Fighter Remix) no mesmo ano. O PlayStation chegou no outono com uma programação que incluiu o lançamento bem-recebido 3D lutador "Battle Arena Toshinden" , bem como outros títulos que mostravam o console fora em uma boa luz, como "Ridge Racer".

O PlayStation passou a dominar os jogos de console na década de 1990 em diante. Embora a franquia Virtua Fighter sofre hoje, a SEGA caiu como uma potência em jogos e saiu do mercado de consoles em 2001.

Por padrões posteriores, o Virtua Fighter’s 3D tem um visual quadradão e desajeitado, com fundos estáticos e zero mobilidade da tela. Mas no momento foram impressionante o suficiente para moldar o futuro da série melhor-venda mundial de consoles.

Fonte: IGN

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Um comentário:

  1. SEGA era uma potencia, apesar de hj ter perdido esse adjetivo, continua sendo umas das produtoras mais respeitáveis do mundo. Que veja o todo poderoso Virtua Fighter 6

    ResponderExcluir